terça-feira, 1 de novembro de 2016

Alimentos ricos em vitamina D


As principais fontes alimentares de vitamina D são os peixes e frutos do mar, como o salmão, o carapau ou os mariscos. A Vitamina D favorece a absorção do cálcio, sendo importante também para fortalecer os ossos e os dentes, além de evitar o raquitismo.

Os indivíduos com maior propensão a desenvolver doenças relacionadas à falta de vitamina D, como fraqueza nos ossos e nos dentes, são os bebês prematuros, crianças e os idosos, quando não têm uma boa alimentação e não pegam sol com frequência.



Um adulto saudável precisa consumir, em média, 5 microgramas por dia de Vitamina D e garantir uma exposição à luz solar de 20 minutos por dia, sem o uso de protetor solar.

Tabela de alimentos ricos em vitamina D
Os alimentos ricos em vitamina D são especialmente de origem animal, como se pode verificar na tabela.

Alimentos ricos em vitamina D
Porção
Quantidade de vitamina D
Energia
Óleo de fígado de bacalhau
13,5 g
34 mcg
118 calorias
Salmão cozido
28 g
3,5 mcg
76 calorias
Ostras cruas
100 g
8 mcg
81 calorias
Arenque fresco
28 g
6,6 mcg
64 calorias
Leite Ninho fortificado
26 g
1,8 mcg
130 calorias
Ovo cozido
50 g
0,65
78 calorias
Fígado de galinha
84 g
1,1 mcg
115 calorias
Sardinhas enlatadas
28 g
2,1 mcg
83 calorias
Os laticínios são especialmente importantes porque são alimentos ricos em vitamina D e cálcio, que são dois nutrientes fundamentais para a saúde dos ossos. 

Funções e importância da vitamina D

A principal função da vitamina D é facilitar a absorção do cálcio, diminuindo o risco de doenças ósseas e cardíacas. Por isso, ter boas quantidade de vitamina D no sangue é de suma importância para a saúde. A vitamina D ainda:
Ajuda a emagrecer
Ajuda no crescimento
Fortalece dentes e ossos
Ajuda na hipertrofia
Diminui a acne
Melhora a fertilidade

A vitamina D é produzida pela pele quando o indivíduo fica diretamente exposto ao sol, sem usar nenhum tipo de protetor solar. Essa exposição deve ser diária e deve ocorrer no início da manhã, antes das 10h ou no final da tarde, após as 16h, para evitar os efeitos nocivos dos raios ultravioletas.

Mas, para garantir a quantidade necessária de vitamina D no organismo, o indivíduo deve consumir alimentos ricos em vitamina D com frequência, mas em casos de deficiência pode ser necessário tomar suplementos de vitamina D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário